quinta-feira, 14 de Abril de 2011

Estudo Dirigido de Enfermagem de Saúde Coletiva

1. Como é constituído o conceito ampliado de Saúde?

R: Saúde é um estado de continuo desenvolvimento pessoal e relativo bem-estar nas dimensões cognitiva, biológica, psicológica, social, cultural e espiritual, para que haja uma relação de equilíbrio entre o ser humano e o ambiente. Com acesso à saúde, transporte, renda, saneamento básico, moradia, etc...

2. Cite 3 razões, para que a consulta ginecológica de enfermagem possa acontecer.

· Realização de Exame Preventivo,

· Consulta periódica,

· Climatério (menopausa),

· Exames Pré-nupciais,

· Planejamento Familiar,

· Presença de alguma anormalidade.

3. Descreva o Auto Exame da mama.

Primeiro passo, em frente ao espelho:

Observe bem seus seios procurando covinhas ou escamosidades na pele, líquido ou secreção no bico dos seios. Coloque as mãos atrás do pescoço e empurre-as para frente. Tem que sentir o esforço dos músculos do peito. Olhe bem para ver se há mudanças na forma ou no contorno de seus seios.

Ponha as mãos na cintura, empurre os ombros e os cotovelos para a frente até sentir o esforço dos músculos do peito. Mais uma vez, observe se há mudanças na forma ou no contorno dos seus seios.

Segundo passo, no chuveiro depois de ensaboar-se:

Levante o braço esquerdo e toque o seio esquerdo com a mão direita, procurando nódulos ou algum endurecimento.

Pressione suavemente, com a ponta de três dedos, fazendo círculos, cada vez menores, desde a axila até o bico dos seios. É importante que toda a área do seio e da axila seja examinada.

Faça o mesmo em relação ao seio direito, nunca esquecendo de começar na axila e continuar por toda a volta do seio.

Terceiro passo, deitada:

Para fazer o exame no seio esquerdo, coloque uma almofada ou toalha enrolada debaixo do ombro esquerdo e estenda o braço esquerdo ao longo da cabeça.

Pressione suavemente com a ponta dos três dedos da mão direita, fazendo círculos cada vez menores, desde a axila até o bico do seio, examinando toda a área ao redor.

Faça o mesmo com o seio direito, colocando a almofada ou a toalha enrolada embaixo do ombro direito.

4. Descreva a realização do exame da genitália.

R: Inspeção (Observação da região do monte púbico até a região do ânus: aspecto geral da pele e pêlos, coloração, depressões e abaulamentos, higiene, integridade cutânea – lesões, hemorróidas, presença de secreção).

Palpação (Afastar grandes e pequenos lábios, verificar presença do hímen, integridade do canal vaginal, toque vaginal)

5. Cite as orientações que antecedem o exame do preventivo.

1. Se possível, venha de vestido ou saia e blusa aberta na frente.

2. Traga anotados as datas de suas menstruações (principalmente a última) e os medicamentos que usa.

3. Tome banho antes da consulta, mas não faça uso de ducha intravaginal ou creme vaginal no dia ou na véspera.

4. Não mantenha relações sexuais por 72 horas antes da consulta.

5. Não será possível colher o exame se estiver menstruada, porém, se seu problema for justamente sangramento menstrual anormal, irregular, excessivo ou sangramento de causa desconhecida, não deixe de comparecer no dia marcado.

6. Descreva o PAISM de 98 a 2002.

R: Foi um período que apesar da luta pela resolução de problemas no conjunto de ações à saúde da mulher, existiam ainda várias lacunas. Dentre elas o climatério e a menopausa, as queixas ginecológicas, a infertilidade, a reprodução assistida, a saúde da mulher na adolescência, as doenças crônico-degenerativas, a saúde ocupacional, a saúde mental, as doenças infecto-contagiosas e a inclusão destas nos aspectos de raça e gênero.

7. Como o SUS influenciou no PAISM?

R: O SUS influenciou no sentido da incorporação dos de seus princípios e diretrizes e propostas de descentralização, hierarquização e regionalização dos serviços, bem como a integralidade e a eqüidade da atenção.

8. Descreva os fundamentos da Atenção Básica.

I - possibilitar o ACESSO UNIVERSAL e contínuo a SERVIÇOS DE SAÚDE DE QUALIDADE e RESOLUTIVOS, caracterizados como a porta de entrada preferencial do sistema de saúde, com território adscrito de forma a permitir o planejamento e a programação descentralizada, e em consonância com o princípio da EQÜIDADE;

II - efetivar a INTEGRALIDADE em seus vários aspectos, a saber: INTEGRAÇÃO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS E DEMANDA ESPONTÂNEA; ARTICULAÇÃO DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO À SAÚDE, PREVENÇÃO DE AGRAVOS, VIGILÂNCIA À SAÚDE, TRATAMENTO E REABILITAÇÃO, TRABALHO DE FORMA INTERDISCIPLINAR E EM EQUIPE, e coordenação do cuidado na rede de serviços;

III - desenvolver relações de VÍNCULO E RESPONSABILIZAÇÃO entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado;

VI - estimular A PARTICIPAÇÃO POPULAR e o CONTROLE SOCIAL.

9. Qual o papel do movimento feminista no PAISM.

R: o movimento feminista teve grande importância ao criticar a forma reducionista que era tratada a saúde da mulher, pelo Estado, dando importância somente a demandas relativas à gravidez e parto. Criticou-se também falta de integração com outros programas e ações propostos pelo governo federal, que já e outra história...

10. Quais as atribuições do enfermeiro na atenção básica?

R: Realizar a consulta de enfermagem, solicitar exames, prescrevendo e transcrevendo medicações, conforme protocolos estabelecidos pelos Programas do MS e disposições legais da profissão.

11. Qual a lei que regula o exercício de enfermagem (consulta)?

R: Lei Nº 7.498, de 25 de junho de 1986.

12. Qual a importância da consulta de enfermagem?

R: A consulta de enfermagem é importante na prevenção, promoção e tratamento de doenças, melhora a qualidade de vida dos usuários do serviço de saúde, principalmente criando vínculo com a pessoa, família comunidade.

13. Cite e descreva as vantagens e desvantagens de dois métodos contraceptivos.

Vantagens do uso de anticoncepcionais

· Pode proteger contra câncer uterino e ovariano

· Reduz a cólica menstrual e a tensão pré-menstrual

· Os períodos ficam mais regulares

· É fácil de usar e barata

· Pode reduzir a acne

Desvantagens

· Pode causar efeitos colaterais em algumas mulheres, como náusea, sensibilidade dos seios, ganho de peso ou retenção de água, alterações no humor, manchas na pele, dor de cabeça, aumento na pressão sangüínea.

· Em algumas mulheres podem causar riscos à saúde. Desta forma, mulheres fumantes, com problemas cardíacos, com doenças do fígado e do coração, hipertensão, suspeita de gravidez, flebite ou varizes, glaucoma, enxaqueca, derrame, ou obesidade não devem usar pílulas.

· É menos efetiva quando tomada com algumas drogas. Certas medicações, especificamente antibióticos e remédios para crise, intereferem com as pílulas tornando o controle menos efetivo.

· Uma falha no esquema de tomar a pílula pode cancelar ou diminuir sua efetividade;

· Tomada por muito tempo, pode aumentar risco de câncer de mama;

Vantagens da camisinha

· De fácil aquisição

· Pode ser utilizado sem contra-indicações

Desvantagens

§ Se for mal aplicado ou utilizado mais de uma vez, pode romper, não evitando a transmissão do sémen

§ Diminui a sensibilidade dos órgãos genitais, sendo referida mais frequentemente a perda de sensibilidade no pénis

§ Como é de utilização única, o custo de cada preservativo não é um factor desprezível, apesar de, no Brasil, os postos de saúde da rede pública fornecerem gratuitamente preservativos, sendo estes da largura padrão (52 milímetros).

§ Algumas pessoas são alérgicas ao látex, material de que são compostos a maioria dos preservativos disponíveis (existem também preservativos em outros materiais).

14. O que diz a Lei 9263/96?

R: A Lei 9263/96 regulamenta o planejamento familiar, definindo mecanismos de controle sobre as práticas de laqueadura e de vasectomia, sendo de total responsabilidade do governo.

15. Cite as características do método contraceptivo, o que deve ser levado em consideração para sua escolha.

Características:

Eficácia; efeitos secundários; aceitabilidade; disponibilidade; facilidade de uso; reversibilidade; proteção à DSTs e HIV.

Para escolha:

Características do método e fatores individuais relacionados aos métodos.

16. 16. Conceitue prevenção, promoção e recuperação.

R: Prevenção é um conjunto de ações que visam a diminuição da incidência de doenças.

A promoção da saúde consiste em políticas, planos e programas de saúde pública com ações voltadas a evitar a exposição da população aos fatores condicionantes e determinantes do adoecimento humano.

Recuperação é tratar o doente até recuperar o seu relativo bem-estar.

17. 17. Cite e descreva as doutrinas do SUS.

R: Universalidade → atender gratuitamente a todos de acordo com suas necessidades.

Integralidade → deve atuar de maneira integral, de forma holística, objetivando a promoção da saúde, prevenção e cura das doenças.

Equidade → diminuir as desigualdades.

18. Defina atenção básica na Saúde da Família.

Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada preferencial do sistema de saúde, com território adscrito de forma a permitir o planejamento e a programação descentralizada, e em consonância com o princípio da eqüidade.

19. Descreva o pacto pela saúde.

R: O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais pactuado entre as três esferas de gestão (União, estados e municípios) do Sistema Único de Saúde, com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão.

Sem comentários:

Enviar um comentário